SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

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SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Segurança do Trabalho - Integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de ação o reconhecimento e o controlo dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo (materiais, equipamentos e modos operatórios).

Higiene do Trabalho - Integra o conjunto de metodologias não médicas necessárias à prevenção de doenças profissionais, tendo como principal campo de ação o controlo dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos componentes dos materiais do trabalho. Esta abordagem assenta fundamentalmente em técnicas e medidas que incidem sobre o ambiente de trabalho.

Em articulação com a medicina no trabalho a Prévia Safe - Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança S. A. desenvolve os serviços externos de Higiene e Segurança no Trabalho, concretizando, em colaboração com os seus Clientes, as atividades mencionadas em Lei Nº 3/2014 de 28 Janeiro (segunda alteração à Lei Nº 102/2009).

Medicina do Trabalho

Segurança no Trabalho

Para mais informação consulte aLei Nº 3/2014 de 28 Janeiro (segunda alteração à Lei Nº 102/2009) que estabelece o Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.

  • Apoiar o planeamento da prevenção
  • Avaliação dos riscos e execução dos respectivos relatórios
  • Apoiar a elaboração do plano de prevenção de riscos profissionais
  • Participar, quando aplicável, na elaboração do plano de emergência interno, os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros
  • Colaborar na concepção de locais, métodos e organização do trabalho
  • Colaborar na supervisão do aprovisionamento, da validade e a conservação dos equipamentos de protecção e da sinalização de segurança
  • Colaborar na coordenação das medidas a adoptar em caso de perigo grave e iminente
  • Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis
  • Apoiar a concepção e desenvolvimento do programa de informação para a promoção da SST
  • Apoiar e colaborar na conceção e desenvolvimento do programa de informação e formação para a promoção da SST
  • Assegurar ou acompanhar as medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade
  • Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias
  • Elaborar ou apoiar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho
  • Coordenar/acompanhar auditorias /inspeções internas
  • Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais
  • Recolher e organizar elementos estatísticos de SST

Avaliação do Ruído Laboral

Objetivo: Estabelecer critérios e procedimentos para a medição e avaliação da exposição ocupacional ao ruído e respetivas medidas corretivas.

Âmbito: Aplica-se à exposição ocupacional a ruído contínuo ou intermitente e a ruído de impacto, em quaisquer situações de trabalho.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia o ruído ocupacional o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que, devidamente autorizado.

Exames Complementares de Diagnóstico
Outros serviços subcontratados a laboratórios certificados:

Avaliação da Iluminância

Objetivo: Estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação do sistema de iluminação (natural e/ou artificial) de um ambiente de trabalho e as respetivas correções.

Âmbito: Aplica-se à exposição ocupacional a níveis de iluminação deficiente ou excessiva em função das condições de trabalho referentes a cada posto de trabalho.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia a exposição a níveis de iluminação deficiente ou excessiva o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que devidamente autorizado.

Avaliação do Conforto Térmico

Objetivo: Avaliação da sensação térmica de conforto e do grau de desconforto de pessoas expostas a ambientes temperados e a ambientes quentes e especificação das condições aceitáveis de conforto térmico.

Âmbito: Aplica-se a ambientes térmicos de trabalho interiores, nomeadamente à ocorrência de variações de temperatura, humidade, calor radiante e velocidade do ar, verificadas em empresas clientes.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia a exposição a ambientes térmicos interiores adversos o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que devidamente autorizado.

Exames Complementares de Diagnóstico
Outros serviços subcontratados a laboratórios certificados:

Avaliação da Qualidade do Ar Interior

Objetivo: Avaliação da qualidade do ar interior de forma a determinar os parâmetros químicos, físicos e microbiológicos. Posteriormente é elaborado um relatório com os resultados da avaliação que serão comparados com as concentrações máximas de referência estipuladas na legislação em vigor.

Âmbito: : A qualidade do ar interior em edifícios é importante e fundamental para a saúde e bem-estar, sendo uma grande preocupação por passarmos grande parte do tempo em ambientes fechados. Os espaços não devem conter contaminantes em concentrações prejudiciais à saúde ou que causem desconforto aos ocupantes.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia o ambiente interior o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que devidamente autorizado.