Nota

Efetuamos também os seguintes serviços:

  • Coordenação de Segurança em Obra e Projeto

  • Elaboração e Implementação de Medidas de Autoproteção

  • Acompanhamento das Medidas de Autoproteção

  • Organização de Simulacros

  • Elaboração de Plantas de Emergência

Prevenção de acidentes de trabalho …

SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Segurança do Trabalho – Integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de ação o reconhecimento e o controlo dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo (materiais, equipamentos e modos operatórios).

Higiene do Trabalho – Integra o conjunto de metodologias não médicas necessárias à prevenção de doenças profissionais, tendo como principal campo de ação o controlo dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos componentes dos materiais do trabalho.

Em articulação com a medicina no trabalho a Prévia Safe – Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança S. A. desenvolve os serviços externos de Higiene e Segurança no Trabalho, concretizando, em colaboração com os seus Clientes, as atividades mencionadas em Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro (PDF) e suas alterações.

Segurança no Trabalho

Para mais informação consulte a Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro (PDF) e suas alterações, que estabelece o Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.

  • Apoiar o planeamento da prevenção

  • Avaliação dos riscos e execução dos respectivos relatórios

  • Apoiar a elaboração do plano de prevenção de riscos profissionais

  • Participar, quando aplicável, na elaboração do plano de emergência interno, os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros

  • Colaborar na concepção de locais, métodos e organização do trabalho

  • Colaborar na supervisão do aprovisionamento, da validade e a conservação dos equipamentos de protecção e da sinalização de segurança

  • Colaborar na coordenação das medidas a adoptar em caso de perigo grave e iminente

  • Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis

  • Apoiar a concepção e desenvolvimento do programa de informação para a promoção da SST

  • Apoiar e colaborar na conceção e desenvolvimento do programa de informação e formação para a promoção da SST

  • Assegurar ou acompanhar as medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade

  • Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias

  • Elaborar ou apoiar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho

  • Coordenar/acompanhar auditorias /inspeções internas

  • Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais

  • Recolher e organizar elementos estatísticos de SST

Avaliação adicional …

Avaliação do Ruído Laboral

Objetivo: Estabelecer critérios e procedimentos para a medição e avaliação da exposição ocupacional ao ruído e respetivas medidas corretivas.

Âmbito: Aplica-se à exposição ocupacional a ruído contínuo ou intermitente e a ruído de impacto, em quaisquer situações de trabalho.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia o ruído ocupacional o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que, devidamente autorizado.

Avaliação adicional …

Avaliação da Iluminância

Objetivo: Estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação do sistema de iluminação (natural e/ou artificial) de um ambiente de trabalho e as respetivas correções.

Âmbito: Aplica-se à exposição ocupacional a níveis de iluminação deficiente ou excessiva em função das condições de trabalho referentes a cada posto de trabalho.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia a exposição a níveis de iluminação deficiente ou excessiva o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que devidamente autorizado.

Avaliação adicional …

Avaliação do Conforto Térmico

Objetivo: Avaliação da sensação térmica de conforto e do grau de desconforto de pessoas expostas a ambientes temperados e a ambientes quentes e especificação das condições aceitáveis de conforto térmico.

Âmbito: Aplica-se a ambientes térmicos de trabalho interiores, nomeadamente à ocorrência de variações de temperatura, humidade, calor radiante e velocidade do ar, verificadas em empresas clientes.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia a exposição a ambientes térmicos interiores adversos o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que devidamente autorizado.

Avaliação adicional …

Avaliação da Qualidade do Ar Interior

Objetivo: Avaliação da qualidade do ar interior de forma a determinar os parâmetros químicos, físicos e microbiológicos. Posteriormente é elaborado um relatório com os resultados da avaliação que serão comparados com as concentrações máximas de referência estipuladas na legislação em vigor.

Âmbito: A qualidade do ar interior em edifícios é importante e fundamental para a saúde e bem-estar, sendo uma grande preocupação por passarmos grande parte do tempo em ambientes fechados. Os espaços não devem conter contaminantes em concentrações prejudiciais à saúde ou que causem desconforto aos ocupantes.

O serviço é realizado sempre que o técnico que avalia o ambiente interior o solicitar ou a pedido da entidade empregadora ou trabalhador, desde que devidamente autorizado.