II Fórum Nacional de Saúde Mental

Faro acolhe encontro presencial nos dias 11 e 12 de novembro.

Decorre nos dias 11 e 12 de novembro, o II Fórum Nacional de Saúde Mental, subordinado ao tema “Cooperação entre Respostas: Saúde e Segurança Social”.

O evento, organizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), irá decorrer na Biblioteca Municipal de Faro, visa incentivar a transparência e acessibilidade aos cuidados de saúde mental. Clarificar o acesso da população em acompanhamento psiquiátrico às respetivas respostas, divulgar programas e modelos de intervenção praticados pelas diferentes respostas reabilitativas e estreitar a comunicação entre elas são outros objetivos.

O II Fórum Nacional de Saúde Mental é dirigido aos profissionais que trabalham na área, tanto do setor público como privado e social, incluindo pessoas com problemas de saúde mental e as suas famílias. Pelo segundo ano consecutivo, o PNSM dá prioridade à divulgação de informação e à disseminação de boas práticas institucionais sobre os cuidados assistenciais prestados no âmbito da reabilitação psicossocial e da inclusão social das pessoas com perturbações psiquiátricas.

O encontro será presencial, existindo também a possibilidade de assistir online, através das plataformas sociais do Fórum Nacional de Saúde Mental.

O PNSM da DGS está alinhado com o Mental Health Action Plan 2013-2020 da Organização Mundial de Saúde no que diz respeito à definição da prestação de cuidados de saúde mental de qualidade, de acordo com a evidência técnico-científica atual.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/09/ii-forum-nacional-de-saude-mental/