Viagens na União Europeia

Portugal deixa de estar na lista vermelha para quem quer viajar na Europa.

No mapa sobre decisões de viagem dentro da União Europeia, Portugal passou a constar no grupo de países que apresenta “risco moderado”, categoria para a qual passaram também esta quinta-feira, dia 16 de setembro, os Açores.

Em causa estão os mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) que agregam indicadores combinados, abrangendo as taxas de notificação de casos de covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, que são atualizados semanalmente, à quinta-feira.

Assim, todas as regiões de Portugal continental passaram a laranja, uma melhoria do “risco elevado” para o “risco moderado”. A Madeira mantém-se na categoria de “risco moderado”, a laranja.

Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação muito perigosa) e servem de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.

Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.