Projeto inovador de Nutrição

Mascote do serviço de Pediatria do HFF ensina mais novos a comer de forma criativa.

“Dora-Sin Brinca com o Prato”. É o nome do inovador projeto do Serviço de Pediatria e da Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

A refeição passou assim a ser apresentada aos nossos pequenos utentes de forma criativa e apelativa, recorrendo a pratos com caras animadas, preparados e decorados pelas auxiliares de alimentação e dietética e posteriormente distribuídos a todas as crianças internadas com idade pré-escolar, entre os três e os cinco anos.

Este projeto tem lugar durante as principais refeições no internamento do Serviço de Pediatria, iniciativa que conta com o apoio a AMASIN – Associação dos Amigos e Utentes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que financiou a aquisição dos pratos e que está a “ter bom acolhimento”.

Este é um mais dos programas de humanização dos cuidados de saúde da Estrela “Dora-Sin”, a mascote do serviço de Pediatria do HFF, e tem como objetivos principais:

  • melhorar a apresentação das refeições no Serviço de Pediatria;
  • promover uma alimentação saudável na criança em idade pré-escolar;
  • contribuir para a prevenção da obesidade infantil e doenças cardiovasculares.

No HFF a alimentação das crianças internadas segue as indicações da Direção Geral da Saúde no Manual de Dietas Hospitalares (2018) que tem como objetivo uniformizar esta temática a nível nacional.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/09/28/projeto-inovador-de-nutricao/