Cancro da Mama e do Colo do Útero

Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HFF organiza webinar “Outubro Rosa”

Para assinalar o mês internacional da Prevenção do Cancro da Mama e do Colo do Útero, bem como contribuir para a sensibilização junto dos profissionais de saúde, o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) promover um webinar subordinado ao tema “Outubro Rosa”.

O cancro da mama é uma das principais causas de morte por cancro entre as mulheres, sendo considerado o tipo de cancro mais frequente no sexo feminino. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e cerca de 1.500 mulheres morrem com esta doença.

O Vírus do Papiloma Humano (HPV), é responsável por uma substancial taxa de cancros do colo do útero. É hoje considerado o segundo carcinogéneo mais importante, logo a seguir ao tabaco. Está associado a 5% dos cancros, no geral, e a 10% dos cancros na mulher.

Esta conferência digital sobre o cancro da mama e do colo do útero, que conta com o contributo de diversos profissionais de saúde do HFF e de outras instituições de saúde nacionais, contará também com a presença da tatuadora Mariza Seita e da locutora de rádio Joana Cruz.

A participação neste Webinar é gratuita. Está, no entanto, sujeita a inscrição, através do email: outubrorosa@hff.min-saude.pt, onde deverá ser indicado o nome, profissão e instituição a que pertence.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/10/18/prevencao-cancro-da-mama-e-do-colo-do-utero/