,

SNS 24 supera os 5 milhões de chamadas

Com a pandemia, o centro de contacto tem vindo a reforçar a sua capacidade de resposta.

Em 2021, o SNS 24 atendeu mais de 5 milhões de chamadas, ultrapassando o ano de 2020, que até aqui tinha sido o maior em volume de chamadas, em mais de 1 milhão de chamadas atendidas.

De acordo com um comunicado divulgado pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, ao longo dos últimos dois anos, marcados pela pandemia da Covid-19, o SNS 24 tem vindo a aumentar a sua capacidade de resposta, tendo reforçado a infraestrutura tecnológica, aumentado o número de recursos humanos e melhorado os seus processos.

Antes da pandemia, o SNS 24 contava com cerca de 1.000 profissionais afetos ao atendimento telefónico. Com as exigências de 2020, o SNS 24 conta hoje cerca de 5.000 profissionais de saúde a prestar serviço na linha, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, estudantes de medicina, administrativos e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. Estes profissionais distribuem-se agora pelos centros de contacto sediados em Lisboa, Porto, Braga, Faro, Covilhã e Vila Nova de Gaia ou exercem funções à distância, com equipamentos que lhes permitem prestar apoio à linha SNS 24.

Em matéria de serviços, no concreto contexto de pandemia, o SNS 24 emitiu mais de 1 milhão e meio de requisições de testes de diagnóstico à Covid-19 e mais de 1 milhão e 400 mil Declarações Provisórias de Isolamento Profilático.

Em abril de 2020 foi também disponibilizado o serviço de Aconselhamento Psicológico para utentes e profissionais de saúde. Este serviço já atendeu 121.613 chamadas, 8.389 das quais efetuadas por profissionais de saúde.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/12/03/sns-24-supera-os-5-milhoes-de-chamadas/