Jornadas Europeias do Património

Museu da Saúde promove atividades gratuitas de 24 a 26 de setembro.

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), associa-se, nos dias 24, 25, 26 de setembro 2021, às comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP), este ano subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, com um conjunto de atividades direcionadas a diferentes públicos. A participação nas várias atividades é gratuita, mas carece de inscrição prévia.

Ao longo das Jornadas, o Museu da Saúde irá promover visitas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade.  Durante os três dias, os visitantes terão acesso a audioguias em vários idiomas. Para os mais novos, o Museu da Saúde propõe, nos dias 24 e 26 de setembro, conhecer as profissões da saúde no passado e descobrir a exposição com um peddy-paper.

As atividades propostas pelo Museu da Saúde incluem ainda, no sábado (25 setembro), uma oficina de “Tricot e Outras Manualidades” (16:00), dinamizada pela Associação Lusofonia Cultura e Cidadania/Ameixoeira Criativa, onde os aficionados do tricot poderão trazer agulhas e novelos para participar num encontro para tricotar por uma mente saudável. Os interessados em participar, deverão efetuar a sua inscrição prévia, através do email: museudasaude@insa.min-saude.pt.

As JEP são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e celebram-se, anualmente, de forma a promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Em 2021, o tema da JEP visa celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/09/22/jornadas-europeias-do-patrimonio-2/