Covid-19 em crianças e jovens

Serviço de Pediatria do IPO Porto participou em estudo internacional.

O Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) participou num estudo internacional que procurou compreender o curso clínico e os resultados da infeção por SARS-CoV-2 em crianças e adolescentes com cancro.

O estudo incluiu 1500 doentes oncológicos pediátricos de 131 instituições (45 países) que entre abril de 2020 e fevereiro de 2021 tiveram infeção por SARS-Cov2.

O artigo foi publicado no Lancet Oncology, no final de agosto 2021, e as principais conclusões mostraram que 20% das crianças e adolescentes com cancro infetadas com SARS-Cov2 contraíram doença grave e crítica, e que a mortalidade (4%) aconteceu numa proporção maior do que é relatado na literatura da população pediátrica geral (0.01-0,7%). O tratamento do cancro também foi afetado, pois foi modificado em 56% dos doentes e 45% suspenderam a quimioterapia enquanto as infeções eram tratadas.

Estes dados podem ajudar a definir novas diretrizes para a prática clínica neste contexto e aumentar a consciencialização global de que crianças e adolescentes com cancro apresentam alto risco de desenvolver Covid-19 com doença grave.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/10/07/covid-19-em-criancas-e-jovens/